domingo, 8 de janeiro de 2017

12° dia - Caminho do Uyuni


 Hoje ,finalmente, chegamos ao salar de Uyuni. Primeira parada Ilha de Cactos para ver o sol nascer.  Infelizmente , tempo chuvoso e nublado que durou quase todo o dia.   Ainda assim, valeu  a pena.


 O salar impreciona de qualquer jeito, a brincadeira com as fotos foi fantástica.  Por coincidência , o Rally Dakar estava chegando na cidade e ela ,literalmente  ,  parou para ver o evento.
O rally cercou a cidade e tivemos de esperar todos passarem para retornarmos ao  Chile  .
 Dica:  80% do sucesso  do seu passeio esta  no guia do seu jipe. Todas as agências  turísticas tercerizam o jipe com uma agência  da Bolívia  que te busca na fronteira.  Assim,  as agências  da Bolívia  possuem o Jipe e ligam para as pessoas que dirigem. Seu guia será  seu motorista, será  a pessoa  que  procurará sua hospedagem no Salar, será a pessoa que  zela por sua segurança,  seu guia é  quem leva toda a comida (dos 3 dias no Salar) e ,se por a caso alguma  cozinheira não  preparar a comida  a tempo, será  seu guia que fará  a comida.
Timos muita  sorte com o guia da ida  ao Uyuni, o Jony  foi fantástico. Desejo do fundo  do meu  coração  que  o Jony prospere na vida, que  tenha sucesso e que  promova um bom futuro  a seus filhos

Na volta a agência  Uturunko troca o condutor e o veículo.  A agência  atrasou nosso retorno  com o argumento  que o Dakar fechou a saída  da cidade, mesmo assim, ficamos parados  em uma rodovia,  à noite , esperando os caminhões do Dakar passarem. Chegamos  a primeira  hospedagem  do retorno às  23h, saímos  às  04h da manhã  e de brinde  o pneu furou,  o motorista  estava  sem ferramenta  e conseguiu emprestado com um jipe que vinha atrás.  Trocou o pneu , andou cerca de 20 minutos  e advinha? ??? A roda soltou, parece  que ele não  apertou a roda , quando trocou o pneu. Como são  muitos  jipe, muitas agências  e todos  os  motoristas se conhecem não  demorou muito  para vir um jipe para nos  buscar. Ao chegar na fronteira,  tinha uma van da empresa Senda Mista para fazer nossa travessia para o Chile, mas o motorista explicou que só  poderia nos levar à  San Pedro do Atacama quando o Jipe defeitouso ou outro jipe chegasse para levar os turistas  que acabavam de chegar. Imagina a cena, nós  cansados com a viagem  de retorno, eles na expectativa  de começar  o passeio e preocupados quando  falamos que a roda do Jipe soltou. O casal que estava conosco  ficou conversando  com  a galera para esperar o tempo da agência.  Eu , sem forças , contratei o transporte de travessia da fronteira  com outra agência,  só  queria chegar  à  pousada  para um banho  e um cochilo. À  tarde fui a agência , reclamei do ocorrido e a recepcionista  pediu para eu retornar em uma hora. Assim, seu chefe estaria na agência  e ela conseguiria falar com a Uturunko ( empresa que eles tercerizaram o serviço ), fomos tomar uma cerveja  e , na volta, o dono da empresa  já  estava no local , bem como todos  nossos amigos que optaram por esperar a agência  providenciar o transporte.  Todos estavam extremamente  cansados,  nos devolveram R$300,00 equivalente  a um dia de passeio.
Próxima  parada: Iquique  último  destino  no Chile ... estou  pertinho  de realizar  um  grande  sonho, conhecer o expetacular país  do Peru.






Nenhum comentário:

Postar um comentário